Blog do Simeão

Novidades surgem por todas as áreas, principalmente em relação a computadores, que são uma das mais modernas e úteis ferramentas. Dicas para seu melhor uso são sempre bem vindas. A toda hora temos algo novo, tanto em equipamentos e acessórios (hardware) como em programas, aplicaticos e utilitários (software), bem como em outros equipamentos. Alguns tornam-se obsoletos antes de serem lançados no mercado, dado o aparecimentos de coisas melhores.

Minha foto
Nome:
Local: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil

Topógrafo desde 1959 e Eng Agrônomo desde 1967. Georreferenciamento, medições e desmembramento de imóveis, Planos cotados e projetos de lavouras de arroz, canais e barragens de terra para irrigação. Diplomado em Geomensura pelo IFSC (1ª Certificação por competência no Brasil). Desenvolvedor de mapas vetoriais e colaborador do grupo Mapear. Técnico em informática há mais de 25 anos (Windows Xp, Vista, 7, 8 e Server, redes cabeadas e sem fio). Desenvolvi programas em Clipper e Visual Basic. Treinamentos em Word, Excel, AutoCAD Civil 3D 2011-12. Técnico em Pastoreio Racional – sistema do Vanoni (Argentina). Casado - com 4 filhos(as). Hobbyes: Fotografia, Teclado (Yamaha PSR-S910), Eletrônica e GPS. Piloto civil e Rais-amador. Idiomas: Espanhol e Inglês.

domingo, janeiro 15, 2012

Como está sua POSTURA ao usar o computador?

Apareceram aquelas dores nas costas e no pescoço, após muitas horas de uso do computador (desktop ou notebook)?
Nem sempre precisamos gastar com novos móveis. Algumas vezes basta colocar alguns livros sob o monitor, ou algumas almofadas atrás das costas. Outras vezes, basta usar um teclado externo, pois ao elevar o notebook para que fique à altura correta, seu teclado ficará numa posição ruim.
Quando seu monitor for pequeno, poderá usar um maior (LCD ou LED) externo.
Veja os seguintes vídeos no YouTube sobre a postura no computador:

Bastaram algumas alterações tais como almofadas, aproximar a cadeira, usar teclado externo, etc e sua saúde agradecerá.
 
Também é importantes cuidar dos exercícios, pois com o tempo, os músculos lombares irão se atrofiando e tudo recairá sobre as velha coluna vertebral.
Alguns exercícios de alongamento são simples e poderão ser feitos sem sair da sua cadeira ou escritório.
Mas vale aquela regrinha básica: a cada hora, levante e ande por uns 3 minutos. Aproveite para ir ao banheiro, tomar um cafezinho ou ir buscar algum livro. (Na próxima hora, leve o livro de volta, mesmo sem ter lido - Hi).

Olhe os funcionários num banco ou seus colegas do escritório, e notará que muitos deles costumam trabalhar encurvados. Quantas horas irão agüentar até começar a sofrer aquelas dores nas costas e no pescoço?
Comecei a pesquisar sobre o assunto e preparei esta postagem para servir de começo.
Pode não ser esse o seu caso, mas sim o do seu filho ou neto, que costumarão ficar muuuuiiintas horas debruçados sobre seus computadores desktop, notebooks, palm e outras tralhas.

A primeira dica é em relação ao posicionamento do monitor, que deve estar a uma distância de 70 centímetros do usuário, altura ao nível de seus olhos. Para deixar o monitor nessa altura o truque é colocar algum livro sob o equipamento.
Ainda que a distância do monitor para o usuário seja de 70 centímetros, recomenda-se que a cada 10 minutos a pessoa olhe para o mais longe possível durante 5 segundos, para minimizar a fadiga ocular.
Em relação à digitação, recomenda-se que as mãos fiquem retas e que este trabalho seja feito de forma suave.
A Internet está cheia de boas publicações, mas não dispensam os conselhos de médicos e fisioterapeutas.
O Pilates cuida de que sua postura fique correta no seu dia a dia.




Marcadores: , , , ,